Vila Aurora

No bairro de Vila Aurora, encravado entre o Quartel Militar do Barro Branco ao norte e o tradicional bairro do Mandaqui ao sul, deslizava em seu vale um pequeno córrego. Sua nascente era, e ainda o é, um curioso mistério para mim. Suspeito que brotava em algum ponto do referido quartel, uma vez que a serra da Cantareira estava um pouco mais afastada dali. Paralela ao córrego, acompanhado-o eternamente a partir da porteira do quartel até as cercanias do Largo do Mandaqui, seguia a Rua do Córrego, mais tarde rebatizada para avenida Inácio Mamana.

Era ali, entre o córrego, a rua do Córrego e o quartel do Barro Branco que foi construída a casa onde eu viria nascer. Durante toda sua existência, a casa possuiu apenas um muro fronteiriço. O quintal dos fundos, sempre de terra e capim, terminava num belo bambuzal que resvalava no dito córrego.

Numa manhã de sábado quente e nublado do dia 15 de dezembro de 1962, vésperas de Natal, minha mãe sentiu as dores do parto. Uma vizinha parteira foi chamada às pressas. No boteco do outro lado da rua um rádio matraqueava informações sobre a final do campeonato carioca, Botafogo contra o Flamengo que ocorreria naquela tarde. No momento em que eu escorregava para o mundo o tal rádio cantava Casa Portuguesa, com Roberto Leal.

Mas algo quase deu errado.

Com quase 4 quilos e meio, o parrudo bebê enfrentou problemas para se evadir do útero materno. Depois de certa tensão surgi com o cordão umbilical dando duas voltas no pescoço, já me estrangulando. Com um golpe de tesoura a parteira deu cabo do problema. Só então perceberam que eu era bem branquelinho. E não arrocheado.

Ninguém viu quando um querubim soprou: "Vai, Edson, ser torto na vida"

Já de saída minha estrada entortou. Mas vou até o fim.

Comentários

  1. ...quase chorei novamente, assim como quando li o "Coador de Pano", lembra? ainda o tem?

    ResponderExcluir
  2. Devo ter guardado esta crônica em algum lugar. Só não sei onde.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho, vou procurar e enviar, ok!

    Edson, por acaso você não ouviu o querubim cochichar..." mas de contrapartida vou dar uma criatividade e uma capacidade de motivar as pessoas, como poucos..."

    Bjos a todos

    Wilson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas