Vila Sésamo

Quando se tem 9 anos de idade não temos por obrigação possuir opnião formada sobre todas as coisas. Cursava o terceiro ano primário no Grupo Escolar José Marcelino da Fonseca, uma escola estadual do primeiro e segundo graus localizado em área militar, bem em frente à academia de tenentes do COE, Comando Operacional Especial e nem sequer sabia que vivia sob um truculento regime militar. Em 1972, o AI5, para mim, era um completo desconhecido.

Chico Buarque lançava mais uma polêmica composição: "Partido Alto", considerado pela virulenta censura golpista como "uma ofensa ao povo brasileiro". Disso, também, eu nada sabia.

Numa manhã de 72, liguei a TV e esperei que as válvulas esquentassem antes das imagens emergirem do fundo negro da tela. Em preto e branco, claro. Ajustei o estabilizador localizado em baixo do aparelho. Girei o seletor à procura de algo interessante e parei no canal 2, TV Cultura.

O que vi, ficou impregnado em minha mente para sempre.


Quando Vila Sésamo começava, toda a realidade à minha volta deixava de existir. Durante seus parcos 4 anos de teledifusão, o programa infantil enternecia e educava a molecada de então. Seu elenco era formado por Sônia Braga, Aracy Balabanian, Flávio Galvão, Armando Bógus e Manoel Inocência. As músicas da trilha sonora levavam assinatura de Marcos e Paulo Sérgio Valle.


O público alvo era os da pré-escola. Ensinava noções básicas do alfabeto, cores, números e formas. Havia muitas canções e animações que reforçavam conceitos de cidadania, família, relacionamento e higiene pessoal. A participação de crianças, muitas vezes em situações espontâneas, era conduzida pelo núcleo de atores.

Vila Sésamo era a versão brasileira de Sesame Street, série educativa criada pela Children's Television Workshop, também chamada de Sesame Workshop, em parceria com a UNICEF. O primeiro ano foi exibido pela TV Cultura e depois passou para a co-produtora do programa, a Rede Globo. Se na versão americana o cenário era uma rua, no Brasil era ambientada numa típica e singela vila de operários. Lá viviam Seu Juca (Armando Bogus), figura paterna do programa e casado com Gabriela (Aracy Baladaniam) que, claro, era a figura materna. Uma atriz incipiente, Sonia Braga, fazia a meiga professorinha Ana Maria que namorava Flávio Galvão, um ator estreante.

Mas o supra-sumo de Vila Sésamo eram os bonecos. Garibaldo, uma gigantesca ave desengonçada, Gugu, um monstrinho peludo de pijamas que vivia dentro de um barril e Funga-funga, outro monstrinho com características de um elefante que só era visto pelas crianças. Estes circulavam pela vila e contracenavam com os atores .

Em cenas à parte, fora do cenário da vila porque haviam sido filmadas nos EUA, conheci Caco, o sapo, que mais tarde reapareceria no estrondoso sucesso Muppets Show. Havia vários outros personagens, mas meus favoritos eram os bonecos da dupla Ênio e Beto.

Ênio era um adulto que parecia e agia como criança. Era muito bobinho e desconhecia coisas básicas da vida. Precisava do auxílio do amigo Beto, um adulto ranzinza que detestava ensinar as coisas ao Ênio. Eu e meu irmão mais velho, o Marcos, dizíamos ser os próprios Ênio e Beto. O Marcos era o Beto e eu... bem, eu era o bobinho Ênio. Gosto do Ênio até hoje, e ainda me identifico com ele. Se é que você me entende.

Entre as várias músicas que alegravam meu coração de criança, havia uma que pairava sobre todas elas, que fazia minha pulsação acelerar e que ainda hoje quase me levam às lágrimas. O tema de abertura do programa. Não poderia ter outro título mais apropriado:

Alegria da Vida
Marcos Valle / Paulo Sério Valle / Nelson Motta
[MP3: Clique e ouça Alegria da Vida - 1,17MB]

Todo dia é dia, toda hora é hora.
De saber que este mundo é seu...
Se você for amigo e companheiro,
Com alegria e imaginação!

Vivendo e sorrindo,
Criando e rindo,
Será muito feliz e todos...
Serão também!

Comentários

  1. ...tirado do fundo do baú embolorado hein mano? Como não é do meu tempo, pois sou da época do Balão Mágico, lembro-me muito bem do sucesso do sapo Caco.
    muito bom

    ResponderExcluir
  2. Muito bom relembrar estas coisas, acabamos voltando no tempo... e quanto tempo....

    Aproveita e anexa tambem o email que o Beto mandou...ops!! o Marcão mandou.. do Mana Mana...

    Valeu!

    Wilson

    ResponderExcluir
  3. Li seu texto e achei D+!!! Sabe, eu gosto da VS, mas da americana já q eu tenho só 13 aninhos...
    P.S.:Esqueçe a dupla de amiguinhos. Legal mesmo é brincar de Garibaldo!!!

    JuJu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas